Grandes nomes associados aos figurinos de ballet

 

Figurinos de Ballet

A História do figurino no Ballet Clássico está documentada através das 15 revoluções ocorridas na moda, que influenciaram todas as artes e até a economia política e social das nações. Grandes bailarinas tiveram parte nas evoluções dos trajes de ballet, dentre estas, as mais conhecidas são:

Foram estas que com seus "tutus" românticos (vestidos longos) invadiram os palcos do mundo, mostrando ao público sua técnica, graça e beleza cênica.

Grandes figurinistas da época inspiraram-se em pintores famosos para confeccionarem suas obras. Também grandes pintores divulgaram sua arte trabalhando para a dança. Dentre estes, podemos citar como exemplos:

Também figurinistas brasileiros contribuíram com suas criações para a dança, tais como: Nilson Rena, Fernando Pamplona, Anísio Medeiros, e outros. O artista que cria figurinos para ballet deve ter conhecimentos de dança, ser ou ter sido bailarino. Também é necessário conhecer histórias da arte, bem como épocas, estilos, cores, formas, tipos físicos e pigmentação de pele. Só assim poderão criar um traje respeitando os movimentos do bailarino e as idéias do coreógrafo. É importante que o figurinista trabalhe em conjunto com o cenógrafo e iluminador, para um maior entrosamento e bom gosto, pois o cenário servirá de fundo para o figurino, que deve ter maior destaque, valorizando assim a figura humana do bailarino.

Todo ballet de repertório romântico é dançado com vestidos longos ("tutu" romântico), este é feito de filó ou tule com saias cortadas em godê ou franzidas, o comprimento do "tutu" deve ser 30 a 35cm do chão, variando com o tipo de dança e físico da bailarina.

Ballets dançados com "tutus" românticos

Giselle, Les Sylphides, O Espectro da Rosa, Pas de Quatre, e outros.

O "tutu" clássico (prato) é feito de tule e filó, esta saia tem como comprimento de 29 a 32cm dependendo da altura da pessoa. Os corpetes de ambos são geralmente de veludo.

Ballets dançados com "tutus" prato

O Lago dos Cisnes (2o ato), Dom Quixote, ABela Adormecida, La Bayadére, e outros. Os trajes de Ballet devem ser confeccionados através de muita pesquisa.

Confira nossos Horários
 
11 2972-1073
Email: corpoedanca@corpoedanca.com.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 09:00 as 18:00 hrs.
Entre em contato pelo Whatsapp